Finitude.... / HONDA GOLD WING 1100 INTERSTATE
1980
Ocorre que em agosto de
2012, estava eu, começando um hábito que mantenho até os dias atuais: ler a
seção “Apoio Técnico” no Motos Clássicas
70 (www.motosclassicas70.com.br).
O intuito é o de aprender
com as dúvidas e respostas para as diversas questões mecânicas em amplo sentido,
que surgem relativas a todo tipo de moto clássica.
Quando, uma das questões
chamou minha atenção, mais que as outras, não pela pergunta em si, mas, pelo
fator geográfico.
Acontece que o autor da
pergunta, identificou-se como sendo de Santa Rita do Sapucaí-Mg, cidade onde
fui morar a trabalho, no já distante ano de 2002 e lá, constituí família e
criei laços.
A pergunta e a resposta que
seguiu diziam o seguinte:
“Bem,
possuo um Honda Gold Wing Interstate 1980, totalmente original, a luz verde do
painel que acusa quanto a moto esta em neutro esta sempre ligada para que eu
troque o sensor existe alguma dica que você possa me passar sem que haja
necessidade de tirar o motor uma vez que este sensor fica exatamente na frente
do quadro não permitindo sua saída ? Abraços e obrigado pela atenção
Nome
= Roberto
Santa
Rita do Sapucaí
Caro
Roberto: Não há necessidade de retirar o motor, só afrouxar as fixações.”
Abraços,Ricardo Pupo
20/08/2012
Achei curiosa a ideia de
haver uma Honda Gold Wing 1100
Interstate em Santa Rita, e eu morando lá por tanto tempo e depois continuando
a ir periodicamente até lá, nunca ter sequer sabido de sua existência. Afinal,
Santa Rita é uma cidade pequena, daquelas onde todos se conhecem, pelo menos
foi assim um dia.
Resolvi mandar um e-mail
para o Roberto, proprietário da moto, e ele me respondeu:
21/08/2012
“Marcio, bom dia,
Fico contente em saber que
aqui por estas bandas tão calmas também existem mais pessoas apaixonadas pelas clássicas;
espero que quando vir novamente para cá, entre em contato comigo pelos
telefones...
Ah me chame de Wolf, que é
como sou mais conhecido por aqui..hehehe.”
Depois disso trocamos mais
alguns e-mails, nos falamos algumas vezes por telefone.
Fui várias vezes a Santa
Rita, mas, nenhuma apropriada para ir fazer a prometida visita.
O tempo passou!
Agora a pouco,
especificamente em 27/02/2014,
mandei um novo e-mail para ele:
“Bom dia Wolf,
Como está, tudo bem?
Ainda tem a Interstate?
Já fui “1453” vezes para
Santa Rita e nada de marcar com você, coisas sem explicação...rssss
Estou para ir aí, vamos
falar de motocas e tomar um café?”
No mesmo dia recebi uma
resposta que não esperava, não do Wolf, mas da Thaisa:
Oi Márcio, bom dia.
Infelizmente o Wolf faleceu
no dia 29/11/2012, teve um infarto.
Foi uma perda para todos
nós.
Apenas alguns poucos dias
depois de termos conversado por telefone, chegou a implacável finitude e o
tempo para as conversas acabou!
________
Então, em homenagem ao Wolf,
falemos da Insterstate:
Nos idos
de 1974 a Honda lançou a Gl 1000 o projeto era de Soichiro Irimajiri, ( simplesmente o mesmo japonês -ninja- que
criou a Honda CBX 1050)
O
escopo do projeto era construir uma motocicleta voltada ao turismo e que
alcançasse grandes distâncias. Não é preciso dizer que foi um sucesso. A Gold
Wing é produzida até hoje e conta com itens tecnológicos por vezes inimagináveis
para uma moto, tais como: sistema de som, GPS e até Air Bag.
Contava
com motor boxer, cilindros
contrapostos e de 1974 até 1979 não tinha carenagem.
Em março de 1980, a Honda foi
além da reforma mecânica da naked
Gold Wing que foi relançada como Honda Gold Wing 1100 Interstate.
Teve um aumento na
capacidade do motor para 1.085 cc; ignição eletrônica substituída por um
sistema chamado older point system e
a suspensão recebeu um moderno sistema de ar ajustável.
A Interstate tinha também carenagem completa, alforjes, além de uma
longa lista de opcionais extras, incluindo um sistema de som estéreo. Foi
chamada a De Luxo em alguns mercados.
Ficou mais pesada
(305kg) e também mais cara, de $ 4900, o modelo Interstate '81 foi para US $
5100.
(foto: Marinho Guzman)
De qualquer forma não era
moto para qualquer um. Era feita para o motociclista desejoso por percorrer
grandes distâncias confortavelmente, e de alto poder aquisitivo.
Como algumas motos Honda,
feita para quem tem “coração” e que não se contenta em ser mais um na multidão.
Creio que essa ultima frase,
pode conter em síntese um pouco do Wolf!
Descanse em paz!
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