sábado, 1 de março de 2014

Surpresas na Janela...


Poucas vezes desfruto do ócio.

Por opção mesmo, sempre estou lendo ou vendo alguma coisa nas horas de folga e de trabalho também.
Ocorre que estava numa dessas raras oportunidades de ócio e da janela de casa, avistei um carro antigo no pátio de uma oficina, na rua de baixo.

Demorou alguns instantes, mas o nome me veio à memória: Aero Willys.

De imediato quis ir até lá e quem sabe fotografar esse carro que é mais escasso e raro de se ver, se comparado a outros sedans dos anos 60/70, pelo menos por aqui.

Inesperadamente a chuva, também escassa nesses dias, apareceu e frustrou minha bisbilhotagem.
Enquanto chovia, fui pesquisar sobre o carro em questão. 

Descobri que a Willys Overland, aproveitando um projeto americano que utilizava peças do Jeep, lançou aqui no Brasil no início dos anos 60, esse carros de linhas arredondadas (estilo anos 50), mas, que apesar disso, também eram considerados -duros-! Alguma semelhança, nesse aspecto com o Jeep? Rsss

Então, foi “posicionado” assim no mercado brasileiro da época: quem não quisesse um Simca Chambord e precisasse de um carro maior que o Fusca, DKW e Dauphine, provavelmente compraria o Aero Willys!
Em 63 foi lançado o Aero Willys 2600 que foi um sucesso. Tanto que em 66, foi lançada uma versão mais luxuosa, chamada de Itamaraty, o “Palácio sobre Rodas”, que contava com bancos de couro e ar condicionado.

Em 67 lançaram o Itamaraty Executivo,a primeira limusine fabricada em série no Brasil.
Bom, sempre há uma surpresa!

Na pesquisa, descobri que esse carro usava um Motor de 6 cilindros em linha de 110cv, o mesmo do Jeep, e o mesmo também que mais tarde passou a ser usado pela Rural.

Curiosamente, esse motor tem uma característica bastante incomum: as válvulas de escape ficam no próprio bloco do motor.

E a surpresa ficou por conta de que: tenho um motor desses na sala de casa!!!
Explico, passei uns dois anos querendo um bloco de motor para fazer uma mesa.

Aqui em casa há uma sala, também incomum, onde ficam as motos (isso mesmo, dentro de casa) e parte da decoração, remete a esse universo de motores, motocicletas e Fórmula 1.

Como meu filho diz: coisa de meninos! rss

Então, achei há uns seis meses ou mais, num “ferro-velho” um bloco de motor 6 cilindros e nem me preocupei em que bloco era, comprei, mandei pintar com uma cor muito bonita chamada de ouro-velho, colocar os “pés”, instalei o vidro temperado em cima e, estava pronta a arte, uma mesa, que pelo destino veio a ter um motor Willys com as válvulas no bloco:

Veja como ficou:


Voltando ao carro, em 68 a Ford comprou a Willys e em 72 foram vendidos os últimos Aero e Itamaraty. Sua mecânica foi utilizada como base para o novo Maverick em 1973.

O carro que avistei da janela é um Aero Willys 2600, e pertence hoje ao dono da oficina que o adquiriu de uma personalidade daqui da região, o saudoso Sr. Gersner Sachetti, que possuiu uma vasta coleção de carros e motos, daquelas que faz qualquer um de nós, apaixonados por “ferrugem” se encantar.

Mas essa é outra história...

Veja as fotos do Aero:











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