Poucas vezes desfruto do ócio.
Por opção mesmo, sempre estou
lendo ou vendo alguma coisa nas horas de folga e de trabalho também.
Ocorre que estava numa dessas
raras oportunidades de ócio e da janela de casa, avistei um carro antigo no
pátio de uma oficina, na rua de baixo.
Demorou alguns instantes, mas o
nome me veio à memória: Aero Willys.
De imediato quis ir até lá e quem
sabe fotografar esse carro que é mais escasso e raro de se ver, se comparado a
outros sedans dos anos 60/70, pelo menos por aqui.
Inesperadamente a chuva, também
escassa nesses dias, apareceu e frustrou minha bisbilhotagem.
Enquanto chovia, fui pesquisar
sobre o carro em questão.
Descobri que a Willys Overland, aproveitando um
projeto americano que utilizava peças do Jeep, lançou aqui no Brasil no início
dos anos 60, esse carros de linhas arredondadas (estilo anos 50), mas, que
apesar disso, também eram considerados -duros-! Alguma semelhança, nesse
aspecto com o Jeep? Rsss
Então, foi “posicionado” assim no
mercado brasileiro da época: quem não quisesse um Simca Chambord e precisasse
de um carro maior que o Fusca, DKW e Dauphine, provavelmente compraria o Aero
Willys!
Em 63 foi lançado o Aero
Willys 2600 que foi um sucesso. Tanto que em 66, foi lançada uma versão mais
luxuosa, chamada de Itamaraty, o “Palácio sobre Rodas”, que contava
com bancos de couro e ar condicionado.
Em 67 lançaram o Itamaraty
Executivo,a primeira limusine fabricada em série no Brasil.
Bom, sempre há uma surpresa!
Na pesquisa, descobri que esse
carro usava um Motor de 6 cilindros em linha de 110cv, o mesmo do Jeep, e o
mesmo também que mais tarde passou a ser usado pela Rural.
Curiosamente, esse motor tem uma
característica bastante incomum: as válvulas de escape ficam no próprio bloco
do motor.
E a surpresa ficou por conta de
que: tenho um motor desses na sala de casa!!!
Explico, passei uns dois anos
querendo um bloco de motor para fazer uma mesa.
Aqui em casa há uma sala, também
incomum, onde ficam as motos (isso mesmo, dentro de casa) e parte da decoração,
remete a esse universo de motores, motocicletas e Fórmula 1.
Como meu filho diz: coisa de
meninos! rss
Então, achei há uns seis meses ou
mais, num “ferro-velho” um bloco de motor 6 cilindros e nem me preocupei em que
bloco era, comprei, mandei pintar com uma cor muito bonita chamada de ouro-velho, colocar os “pés”, instalei o
vidro temperado em cima e, estava pronta a arte, uma mesa, que pelo destino
veio a ter um motor Willys com as válvulas no bloco:
Veja como ficou:
Voltando ao carro, em 68 a Ford
comprou a Willys e em 72 foram vendidos os últimos Aero e Itamaraty. Sua
mecânica foi utilizada como base para o novo Maverick em 1973.
O carro que avistei da janela é
um Aero Willys 2600, e pertence hoje ao dono da oficina que o adquiriu de uma personalidade daqui da região, o saudoso
Sr. Gersner Sachetti, que possuiu uma vasta coleção de carros e motos, daquelas
que faz qualquer um de nós, apaixonados por “ferrugem” se encantar.
Mas essa é outra história...
Veja as fotos do Aero:
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