Neste
final de semana aconteceu o X Encontro e Exposição de Motos Clássicas e Antigas
na charmosa Poços de Caldas – MG.
Estivemos
presentes nos dois dias (22 e 23 de junho), expondo a CBX 750F Hollywood.
Esse
evento, já muito conhecido foi uma criação do Zé Silveira e reuniu na sua 10ª
Edição, excelentes exemplares, tais como: CBX
1050, CB 750 F1, CBs 750K, CBs 400 1ª fase, RD 350, CGs 125, Harleys, CBs 550 e
500 Four entre tantas outras.
Infelizmente,
meu celular “faleceu” dias antes do encontro e com isso não consegui fazer
nenhuma foto, entretanto, já pedi aos organizadores e assim que disponibilizarem
atualizarei essa publicação,as fotos que seguem abaixo, estão no site: motosclassicas70 !!!
Sempre
ouço uma discussão nesses eventos, e mesmo que não participe dela, tenho uma
opinião a respeito do polêmico assunto:
O que é uma Moto Clássica?
Nas
idas e vindas de “garimpo”, nos sites de busca, fóruns de discussão e
especializados em motos clássicas e antigas, vislumbrei certo “ruído”,
quando se tratava de motos de épocas menos remotas que os famigerados anos 70.
Onde,
as motocicletas anteriores aos anos 70, sejam dos anos 20, 30, 50, são pela
idade, consideradas referências jurássicas de uma época em que os “dinossauros
também andavam sobre a terra”.
Já
as motos dos Anos 70 são consideradas Clássicas por conta do auge
motociclístico daquela época, da aura dourada que envolvia o país, do “paz e
amor”, do Fusca Azul Calcinha - objeto
de desejo da classe média na época - da Regina Duarte como namoradinha do
Brasil, dos acordes de Jimi Hendrix e Janis Joplin e, como não poderia deixar
de ser, da onda sexo-drogas-e-rockn´roll. E logicamente, por serem excelentes
máquinas.
E
ponto! Daí pra cá, na opinião de muitos, logicamente não na minha, não existe
mais Moto Clássica!!
Então,
exclui-se toda a década de 80, os anos 90 e os que mais vierem e ousarem
produzir algo que preste.
Alguns,
mais puristas, torcem o nariz, quando se diz: “moto Clássica dos anos 80”.
Com
todo o respeito às opiniões contrárias, não vejo como e nem o porquê, de se
definir o clássico como o produzido em determinada época. Ou o que tenha
determinado tempo de produção, 30 anos por exemplo, como se diz.
Veja,
se fossemos utilizar do mesmo princípio, a Música Clássica seria somente àquela
do século XVIII, não devendo, sob pena de excomunhão, considerar o som de Dire
Straits, Chicago, Bryan Adans, Kiss, Led Zepellin e outros tantos como
Clássico, por conta do tipo e principalmente da época em foram criados.
Ora,
-Clássico-, é um adjetivo, digno de uma
obra de estilo impecável que constitui modelo de imitação, como o próprio
dicionário nos ensina.
Considero
que motos ícones nos 80, ou quiçá 90 e porque não, produzidas a partir de
agora, possam ser tidas como clássicos de sua época.
Muitos
podem dizer, “cada um, defende o que tem” e, como tenho motos dos anos 80,
estaria aí justificada a incompreensão. Todavia, não se pode definir um termo,
em stricto senso, de forma menor do
que ele realmente é, a bel prazer. Clássico é, e continuará sendo maior do
que uma década específica. Além do que, como se pode desconsiderar toda a
paixão que envolveu e ainda envolve motocicletas como: as CBs, 400 e 450, as
RDs 350 L C, as CBX 750F, as TÉNÉRÉS, e outras. São motos que fizeram história
e por tanto, são indubitavelmente, Clássicas.
Desta
forma, caso nos encontremos por aí, não se preocupe com estereótipos:
esportivas, customs, streets, sccoters, Clássicas dos anos 70,80 ou 90, ou
qualquer outro tipo; é princípio básico do motociclismo que não haja qualquer
tipo de distinção ou preconceito por conta das máquinas, tendo em vista o que
há de verdadeiro valor nessa relação: as pessoas!
Olá... eu tenho uma CB900 dessas... fotos em: www.flickr.com/photos/dhegas/sets
ResponderExcluirOi Nelson, linda sua 900 !!!! Parabéns !!!!!
ExcluirVc me autoriza publicar umas fotos na página do facebook???
www.facebook.com/hondacbx750f
Está autorizado.
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